terça-feira, 17 de abril de 2012

Sessão de autógrafos e muita música

Israel da Sois se apresenta em lançamento de livro
Lorenzo com o acordeonista Israel da Sois
 
Natural de São Marcos, o jovem Lorenzo Bürgel Moschetta de apenas 16 anos, acaba de lançar seu primeiro livro. “Decolagem Autorizada - da Simulção à Realidade” traz as pesquisas que Lorenzo fez na área da aviação, as experiências dele no Flight Simulator (simulador de voo), a história da aviação, curiosidades sobre o tema, além do depoimento de alguns pilotos, tudo em uma linguagem simples e clara. O lançamento oficial aconteceu na sua cidade natal, na Livraria Entrelivros, no dia 2 de dezembro do ano passado.  Agora foi a vez de São Chico receber o autor e sua obra. O lançamento e a sessão de autógrafos ocorreram na Livraria Miragem, no sábado, 14, das 18h às 20h. 
 O livro já está sendo vendido em algumas livrarias do estado e sob encomenda por todo o Brasil
Lorenzo Moschetta com a proprietária da Livraria Miragem, Sra. Luciana Soares

 Em uma reunião para familiares, amigos, e interessados por literatura, Lorenzo contou um pouco de sua trajetória que deu origem à obra, e como não podia faltar no evento, além de boa literatura, teve também boa música. O acordeonista Israel da Sois executou diversas canções e entre um autógrafo e outro os participantes puderam ouvir uma música de qualidade, tocada no instrumento mais tradicional do Rio Grande do Sul, a gaita. 
 O acordeonista Israel da Sois demonstrou todo o seu talento durante o lançamento do livro em São Francisco de Paula
A sessão de autógrafos foi embalada por música instrumental ambiente no acordeon

Segundo Lorenzo, o gosto por aviação começou cedo. Com seis para sete anos o jovem ganhou de seus padrinhos seu primeiro simulador de voo, e a partir daí o interesse foi crescente e as pesquisas iniciadas. “Meu avô por parte de pai era da Força Aérea, e meu avô por parte de mãe também gostava muito de aviação, tudo isso fez com que meu interesse começasse cedo”, conta. 
A paixão em todos os detalhes

Muitos autógrafos durante a noite
...mais autógrafos

Mais tarde, comprou uma nova versão do simulador e para conseguir jogar melhor, foi pesquisando na internet. Assim começou a fazer suas anotações, até que um dia percebeu que tinha já bastante conteúdo para seu livro. A única pessoa para quem Lorenzo contou que estava escrevendo um livro foi Adriana Casara, a moça que há anos trabalha em sua casa, Adriana foi sua babá, e é hoje uma grande amiga da família.
Para os pais de Lorenzo, que só souberam do livro quando este já estava sendo finalizado, foi uma surpresa grande. “Ele sempre teve essa paixão por aviação, percebíamos que ele ficava muito tempo no computador, só depois que fomos saber o porquê disso, ficamos muito orgulhosos, foi uma grande emoção.” Conta Susane Moschetta, mãe de Lorenzo. 
A irmã Nadine Moschetta, a amiga da família Adriana Casara, Lorenzo, o pai Gilberto Moschetta, a mãe Susane Moschetta e o acordeonista Israel da Sois

Quando questionado se estávamos diante de um futuro piloto, Lorenzo responde de imediato. “Sim, espero que sim, farei de tudo para isso.” Por não ter ainda a idade necessária para realizar seu sonho, o estudante do terceiro ano do Ensino Médio, continua planejando seu futuro e estudando ainda mais sobre o  assunto.  Lorenzo pretende cursar Ciências Aeronáuticas, na PUC e aguarda ansioso para que chegue o momento, que enfim, ele possa colocar todos os seus conhecimentos em prática, e não mais apenas na simulação.
O livro, editado por Carlos Irineu da Costa, pela Bookmakers Editora, está disponível na Livraria Miragem pelo valor de R$32,90 e também na Livraria Entrelivros, em São Marcos. É possível ainda encomendá-lo nas seguintes livrarias: Saraiva, Cultura, Palavraria, Travessa e Singular. 
 A experiência no Flight Simulator sem dúvida será o diferencial do  futuro piloto
Dos antigos aos moderonos aviões, as miniaturas simbolizam a paixão do jovem
*Texto e fotos: KARINE KLEIN/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário