segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ao estilo de Buenos Aires

Inicia o Projeto Noites Porteñas em São Francisco de Paula
Acordeonista Israel Da Sois apresentou o repertório no último sábado, 28


Todo o requinte e elegância da música argentina agora podem ser desfrutados também na serra gaúcha. Iniciou, em São Francisco de Paula, no dia 28 de julho o Projeto Noites Porteñas.  Idealizado pelo acordeonista Israel Da Sois, em parceria com a Casa de Chá, (localizada na Avenida Júlio de Castilhos, 811, Centro, junto à Livraria Miragem) o projeto reúne o melhor da música argentina em noites de milongas, tangos e chamamés.

O repertório tocado exclusivamente no acordeon, apresenta os sons do piano, do bandonéon e do acordeon cromático que originam as músicas porteñas, reproduzidos apenas na gaita piano, considerado o instrumento mais gaúcho de todos. Porém, conforme lembrou o músico, durante a primeira Noite Porteña, a gaita, como é conhecida aqui no sul do Brasil, é um instrumento amplamente utilizado na música tradicionalista gaúcha por seu ritmo envolvente e complexo, mas não tão explorada musicalmente na nossa região. “Sou um defensor do baile gaúcho, do ritmo fandangueiro, mas também acredito no poder da nossa gaita, é isso um pouco do que tento mostrar nos meus shows, que a gaita tem um amplo potencial sonoro e pode e deve ser ainda mais explorada, podendo tocar nela qualquer ritmo com qualidade, como os ritmos porteños”, explica Israel.



E segue o projeto...

Nessa primeira noite os grandes clássicos argentinos de Carlos Gardel, Matos Rodriguez, Raul Barboza e Astor Piazzola, foram apresentados com arranjos do acordeonista, além de composições de sua autoria. A noite foi divida em blocos de canções com intervalos em que o músico explicava para a plateia o contexto e a origem das obras que estava executando. Para próxima edição do evento, prevista para o dia 18 de agosto, às 20 horas, no mesmo local, novamente serão tocados os grandes mestres da música porteña, com novidades no repertório, como as composições de Ildo Patriarca.



Uma parceria que dá certo

A Casa de Chá, localizada junto a uns dos pontos turísticos de São Francisco de Paula, a exuberante Livraria Miragem, é um café que une simplicidade e elegância. Recentemente, em fevereiro deste ano, o músico Israel Da Sois apresentou para os clientes do local, um repertório da MPB no acordeon, depois de alguns meses surgiu a ideia de repetir a experiência com outra temática e foi isso que originou o Projeto Noites porteñas. Segundo os adminsitradores da Casa de Chá, Clayton Cisco e Sílvia Silveira a ideia é manter o evento como uma atração permanente do café, ocorrendo a cada 21 dias.

O Acordeonista

Com uma carreira de 20 anos, Israel Da Sois é músico profissional, compositor, acordeonista premiado em diversos concursos e festivais, professor de acordeon na Escola Musical Honeyde Bertussi em São Francisco de Paula, Presidente da Associação dos Acordeonistas dos Campos de Cima da Serra, produtor cultural e apaixonado pela vida no campo, onde vive, e pela música que é a sua arte. Segundo ele a música é uma missão divina, um privilégio para poucas pessoas. “Compor uma obra é algo abençoado por Deus, por isso me sinto feliz de ter esse privilégio”, comenta.

Texto e Fotos: Karine Klein/ Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário