quinta-feira, 16 de agosto de 2012

No ritmo dos hermanos


Projeto Noites Porteñas segue na serra gaúcha



Nesse final de semana é atração em São Francisco de Paula a II Noite Porteña, evento que dá continuidade ao “Projeto Noites Porteñas” e pretende levar o melhor dos ritmos e composições argentinas para os serranos e visitantes. Essa segunda edição do projeto ocorre no sábado, 18, na Casa de Chá (Avenida Júlio de Castilhos, 811, Centro, ao lado da Livraria Miragem) a partir das 20h.  

Da terra dos hermanos serão tocadas as composições dos grandes nomes da música local. Mestres como Carlos Gardel, Raul Barboza, Astor Piazzola e Matos Rodriguez serão executados com arranjos do acordeonista Israel Da Sois. Para essa próxima edição a novidade fica por conta das composições de Ildo Patriarca que entrarão no repertório.  

O tango, a milonga e o chamamé serão as estrelas da noite. Toda a complexidade do ritmo, os sons do bandoneón, do piano e do acordeon cromático serão transportados para a gaita piano, numa experiência auditiva inesquecível.

            No aconchego da Casa de Chá a gaita gaúcha terá todo o seu potencial mostrado, provando por que possui status de instrumento universal, o acordeon, com notas para todos os ritmos. “Sou um defensor do baile gaúcho, do estilo fandangueiro, mas acredito que aqui no sul o acordeon pode ser mais explorado. Acredito no poder da nossa gaita, é isso um pouco do que tento mostrar nos meus shows, que ela possui um amplo potencial sonoro, podendo tocar nela qualquer ritmo com qualidade, como os ritmos portenhos”, explica Israel.




Um repertório para todos os gostos

Se no futebol a Argentina é nossa arquirrival, na música a harmonia é certa. Por entre Merceditas, La Calandria, Bienvenido, Libertango, Adiós Muchachos, eis que surge um Gilberto Monteiro com a sua Pra ti Guria, ou um Luciano Maia, representando a nova e talentosa vertente musical sulista, com Cruzando a Pampa e  Com Toda a Força.  De repente já somos conduzidos de volta para El Rancho y La Cambicha, Por una Cabeza, La Toraza, Trem Expresso, La Cumparsita, daí vem a Milonga del Che, de mais um representante do nosso estado e depois  Taquito Militar... e por aí vai esse passeio musical por canções que fizeram história e marcaram dois países Brasil e Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário